OBRA MÉDICA GERAL DA IGREJA EVANGÉLICA SINODAL DE ANGOLA (IESA) OMIESA

A Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), é fruto da Missão Evangélica Filafricana, fundada por Héli Chatelain em 1897, em Kaluquembe, e nestes últimos 120 anos, estendeu-se pouco a pouco em todo território nacional, cobrindo hoje toda Angola e no exterior do País. A IESA hoje é, portanto, uma igreja de âmbito nacional e internacional. Seu foco é espiritual e social, conforme consta do seu reconhecimento pelo Estado Angolano sob Dec. Exec. N.º 9/87, inserido no D.R. 1ª Série nr inserido no Diário da Republica 1ª serie n.º 7 e 15 de 24/01/07 e 25/02/03 respectivamente, e da Acta Avulsa inserida no Diário da Republica III serie nº236.  

Em 1947, através da invulgar tenacidade missionária do médico,Dr. Rodolphe Bréchet, a Igreja Evangélica Sinodal de Angola fundou o HOSPITAL EVANGÉLICO DE CALUQUEMBE,

mais conhecido pelo “Hospital de Kalukembe”,dando assim início dos serviços da de saúde na IESA mais conhecido por OBRA MÉDICA DA IGREJA EVANGELICA SINODAL DE ANGOLA (OMIESA). A Obra Médica da IESA começou em 1943 com Dr. Rodholf August Brechet – fundador e presidente do campo missionário em Angola que teve como sucessores da Direcção da Obra Médica:

  • 1978 – 1985, Dr. João Pedro Brechet – tempo de muito movimento de doentes de todo país e com presença do Dr. Bob Foster e Kenny;
  • 1985 – 1986, Dr. Estevão Foster – Tempo de muitos doentes deslocados e feridos de guerra, o hospital contava com 5 a 6 médicos;
  • 1986 – 1992, Dr. Urs Peter Berli – tempo de insegurança política e fim da presença missionária na Direcção do Hospital da IESA;
  • 1992 – 2000, Dr. Paulo Manuel – tempo muito difícil de recomeço do stock de medicamentos, não havia nenhum recurso financeiro nem material, poucos quadros de saúde, início de projectos de medicamentos também nessa altura em que se solicitou ajuda do Governo através do OGE. Quando menos se esperava, isto é, em 2000 o Governo de Angola respondeu a solicitação em ajudar com os salários e outras despesas através do OGE.
  • 2001 – 2015 – Dr. Paulo Ismael, tempo razoável na sua vigência, embora com algumas estruturas físicas degradadas a nível de todo o campo da OMIESA.
  • 2015 até a data – Dra. Carla Magna Daniel, tempo extremamente difícil, sem ajuda internacional, redução de mais de 80% do OGE, crise financeira,

económica generalizada, poucos recursos financeiros e materiais, estruturas físicas ainda degradadas a nível de todo o campo da OMIESA de uma forma geral. Apesar das inúmeras dificuldades ainda destaca-se a presença do casal Médico Daniel Cumings e Priscila assim como as equipes Médicas de cirurgia encabeçadas por Dr. Estêvão Foster e Dra. Anallise que continuam com as visitas regulares no Hospital.

 Obra Médica da IESA teve a sua sustentabilidade incontestável a partir da Missão na Suiça, dos parceiros internacionais até ao êxodo dos missionários no Pais de Angola em virtude do factor guerra que prevalecia até em 1992. Daí a Obra Médica experimentou uma dura crise jamais imaginada. A própria Igreja tinha que exercitar outros recursos, apresentando a cara à outros parceiros e que pela graça de Deus muitos responderam positivamente dando a sua mão e pelo que a Obra Médica-IESA ressuscitou e vive até esta data.

Em 1981 foi assinado um Protocolo de cooperação entre o Ministério da Saúde da República Popular de Angola e o Hospital Evangélico de Caluquembe, através da Junta Administrativa da Obra Médica.  e como fruto deste acordo, desde o ano 2000, o Governo angolano através do ministério da Saúde aceitou contemplar a Obra Médica – IESA com o Orçamento Geral do Estado, verba essa que cobre 20-30% dos salários e despesas correntes do Hospital, ficando ainda de fora os não no OGE e formação dos técnicos na Escola Técnica.

A Obra Médica conta com 20 Centros Médicos distribuídos nas 5 Províncias do País.

Ao Hospital Evangélico de Caluquembe/Huíla, está agregada a Escola de Formação de Técnicos de Saúde, com o fim de garantir o ensino integrado teórico-prático dos seus técnicos e não só. A escola foi reconhecida pelo Estado Angolano sob Decreto Conjuntivo n.º 195/17, de 29 de Março.

A medicina preventiva continua ser praticada com mais evidências nas aldeias, dando educação sanitária e vacinas às crianças e as mães.  

A Obra Médica – IESA alem da medicina curativa,

Possui outros ramos gerais, tais como; Saúde Publica, Lepra, Reabilitação física, TBC, Analises Clinicas,
Serviços de cirurgia
(Novo bloco oper. em obras-financiamento Governo de Angola)
e uma Escola de formação de enfermeiros e Analistas
Secção de aulas praticas de analises clinicas

PERSONALIDADE JURÍDICA

O Hospital Evangélico de Caluquembe/Huíla, em conformidade com o Decreto n.º 41/02, de 9 de Agosto, é pessoa coletiva de Direito Público, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, cuja capacidade jurídica abrange todos os direitos e obrigações necessários ao cumprimento das suas atribuições.

ALVO DA OMIESA

A OMIESA, sendo uma Obra Social da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA) existe, não como um alvo em si mesma, mas para servir a Igreja de Cristo, no seu papel evangelizador, assistindo qualquer paciente, sem distinção alguma, manifestando-lhe, por esta via, o amor de Jesus Cristo, o Salvador das Almas assentada nos seguintes eixos:

  1. Prestar as comunidades assistência médica preventiva, curativa e de reabilitação, colaborando no ensino das ciências da saúde;
  2. Prestar incentivos ao desenvolvimento da pesquisa;
  3. Ser e desenvolver um Hospital de referência Municipal e reconhecido a nível Provincial em atendimento médico e cirúrgico.

VISÃO

Ser uma organização que dê continuidade a assistência à comunidades promovendo o bem-estar físico, mental, social e espiritual em conjunto com outros parceiros racionalizando os recursos disponíveis e edificando uma instituição Cristã exemplar e auto-suficiente Lucas 9:11, Mateus 5:16

A MISSÃO

Demonstrar o evangelho e manifestar o amor de Cristo, prevenindo e tratando doenças, primando, pela melhoria da prestação de serviço através da formação de quadros maximizando os recursos provendo parcerias e comparticipação da comunidade.

VALORES DA OMIESA

No desenvolvimento da sua actuação, a OMIESA e o seu Hospital Evangélico de Caluquembe rege-se, nomeadamente pelos seguintes valores:

  1. Temer a Deus!
  2. Valorizar a vida.
  3. Servir a Deus e ao próximo com amor e alegria, seja quais forem as circunstâncias (Salmos 100:2).
  4. Testemunhar o amor de Cristo por palavras e obras, cuidando o doente com amor e carinho, respeito, profissionalismo, transparência, dedicação, paciência, voluntariedade e responsabilidade. Quer dizer: Atendimento humanizado (Mateus 28:19; Lucas19:18; Mateus 25:14-24).
  5.  Crermos no poder da Fé e da Oração.
  6. Respeito das diferenças socio-culturais, políticas e religiosas dos doentes (Ex. 20;13 e Gal. 3:28).
  7. Valorização, capacitação e desenvolvimento dos técnicos e funcionários promovendo a sua dignidade, consideração dotando-os de condições apropriadas de trabalho e incentivo ao desenvolvimento do ensino e pesquisa (João 13:12, 1Timotio 05:18).
  8. Permitir pela pontualidade; comunicação ágil, clara, transparente e precisa e, respeito pelo Património do Hospital.
  9. Respeito pelos Estatutos, Regulamentos, Imagem e Historia do Hospital Evangélico de Caluquembe e da IESA em Geral.
  10. Satisfação de fazer parte da equipa do Hospital Evangélico de Caluquembe e da família da OMIESA.

CAPELANIA

A OMIESA desenvolve em suas unidades o ministério de Capelania Hospitalar consiste na assistência espiritual diária aos enfermos, hospitalizados ou não e seus familiares, mediante a aplicação do conforto da palavra de Deus, sem preconceito ou discriminação alguma. O serviço estende-se aos profissionais de saúde e funcionários do Hospital, mantendo também o elo com a comunidade local

RECURSOS HUMANOS

A Obra Médica conta com 475 funcionários da OMIESA entre Médicos, Técnicos, Administrativos e pessoal de base.

PARCERIAS

  • Parcerias nacionais e internacionais
  • Governo de Angola
  • Jembas – Assistencia Técnica
  • CEML – Serviços de Cirurgia
  • KNCV da Holanda – TB
  • Samaritan Purse
  • SOLE – Lepra e programa de olhos
  • HILF FUR BRUDER da Alemanha (medicamentos)
  • SAM
  • ALM
  • TB- Namíbia (Contactos no Programa TB)

1 thoughts on “OBRA MÉDICA GERAL DA IGREJA EVANGÉLICA SINODAL DE ANGOLA (IESA) OMIESA”

  1. 2001-2015, foi um período de recrutar médicos nacionais e internacionais que a instituição não tinha e pensar na formação de quadros superiores em todas as áreas introduzindo assim o sistema de bolsas internais; cujo o resultado foi atingido apartir de 2020. Foi também o período de acquisição do matérial tanto dos escritório como hospitalar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *